sábado, 30 de julho de 2011

Arqueólogos descobrem ruínas da cidade do rei Davi

Arqueólogos em Israel descobriram os restos do que poderia ser a cidade bíblica do rei David, a primeira evidência de que o antigo império judeu existiu.
A Bíblia faz menção de um poderoso reino de Davi, o segundo rei de Israel no século X aC, que se estendia do Egito até o Eufrates, no entanto, nunca encontrou evidência de que existiu.
Atualmente, uma descoberta arqueológica em Khirbet Qeiyafa, no Vale de Elah,30 quilômetrosde Jerusalém, parece sinalizar um assentamento judaico.
O professor Yosef Garfinkel, da Universidade Hebraica em Jerusalém, disse que as evidências encontradas na cena inclui um fragmento de cerâmica com uma inscrição que se acredita ser uma forma antiga de hebraico e de oliva sementes que datam de 3.000 anos atrás.
“Os edifícios e muros da cidade são adjacentes. Isso é típico de conceito urbano da Judéia.”
“Temos ossos de animais. Havia milhares de ossos de animais. Temos ovinos, bovinos e caprinos. Mas não temos porcos. Nas cidades de Canaã e Filistéia pode encontrar até 20% dos ossos dos suínos “, disse Garfinkel.
Apenas 10% do local foi escavado até agora, o que torna provável que os resultados mais significativos.
O reino de Davi na Bíblia descreve como o primeiro estado judeu e os primeiros vestígios do judaísmo, cristianismo e islamismo, mas há décadas tem sido descrito por arqueólogos como apenas uma história.
Em uma região onde a história, crenças e ideologias podem desempenhar tão importante descoberta é controversa. Outros arqueólogos condenam a importância da descoberta.
Um deles é o professor Israel Finkelstein de Universidade de Tel-aviv. Ele afirmou que os restos não são evidência de um estado poderoso bíblica.
“Nós não estamos falando de alguns grande império com uma maravilhosa capital, como temos Assíria no século IX aC, ou mesmo o reino do norte de Israel, no século IX. Aqui estamos em uma fase formativa do surgimento da Judéia. ”
“Kuttamuwa Judéia não faz um grande império com grandes exércitos”, disse Finkesltein.
Garfinkel argumentou que, embora não seja o império grande da Bíblia, sua existência tem sentido.
“O que as pessoas estão tentando fazer é dizer que o Reino da Judéia não existia. O que eu digo é que ele existia. É um pequeno, não tão glorioso como a Bíblia apresenta. Mas isso não existe”.
Fonte: Arca Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário