O Ministério Público (MP) recebeu denúncias de que uma escola de crianças em São Paulo teria instalado câmeras no interior dos banheiros feminino e masculino.
As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo Jornal “O Estado de São Paulo” e o MP segue com procedimento para investigar o caso.
O presidente do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), Ivan Moreira Silva, afirmou em sua entrevista para o jornal, que pelo menos nove câmeras estavam instaladas em dois banheiros da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado, que fica no bairro Canto do Mar, em São Sebastião, litoral norte do estado.
O dirigente enviou o material da denúncia para o MP, com fotos registradas das câmeras e disse em seu relato para o jornal que professores e funcionários da escola procuraram o sindicato perguntando se eles “eram filmados enquanto se trocavam após chegarem molhados na escola por causa da chuva”.
O Sindserv relatou que as imagens gravadas são observadas por operadores de sistema da própria prefeitura, e ainda confirma a existência de “uma denúncia sobre um vigia, suposto pedófilo que manteria relações sexuais com uma menina dentro da escola durante a noite.”
Em nota, a prefeitura diz que a “Segur (Secretaria de Segurança Urbana) relatou os fatos tanto ao MP quanto à delegacia de polícia e tomou providências de instalar duas câmeras no interior do estabelecimento, porém, em momento algum no banheiro, como afirmou o presidente do Sindserv, Ivan Moreira”.
As câmeras já foram retiradas da escola e as imagens estão disponíveis para os professores e à diretora da escola de educação infantil, além de já terem sido encaminhadas ao MP e à delegacia da mulher para fins investigativos.