segunda-feira, 24 de outubro de 2011

POR QUÊ ESPIRITISMO ?

    
        O objetivo deste estudo "POR QUE ESPIRITISMO?" é resgatar, é procurar trazer de volta para os caminhos de Cristo, todos aqueles nossos irmãos que, desconhecendo totalmente o Evangelho de Jesus Cristo e o poder de Deus, foram e são enganados pelos conceitos das doutrinações espíritas; e hoje, mergulhados na escuridão das trevas e ausência de Deus, acreditam, inocentemente, que seguem o mesmo caminho de Jesus, quando, na realidade, cultuam os espíritos das trevas, aqueles que, por sua soberba e liderados por Lúcifer, Príncipe das Trevas, foram todos derrotados por Deus e assim afastados definitivamente da sua glória e da sua presença.
O QUE É ESPIRITISMO
      A crença de que os espíritos dos mortos "se comunicam" com os seres humanos, constitui a base da doutrina espírita. 0 que hoje se chama Espiritismo, na antigüidade e na Bíblia é conhecido como Necromancia. 0 que hoje é médium, na antigüidade e na Bíblia é conhecido como necromante, feiticeiro (a), pitonisa. 0 que hoje conhecemos por centro espírita, na Bíblia e também na antigüidade era conhecido por tenda ou caverna.A comunicação com os mortos na busca incessante de "evolução" espiritual no além, onde os espíritos 'tomam emprestado" o corpo das pessoas, e a prática da caridade e orientação nos ensinamentos espíritas, enquanto os próprios "espíritos" aguardam o momento da sua reencarnação, para, através do sofrimento, pagar os erros cometidos em outras encarnações ou se aperfeiçoarem através da prática da caridade, constituem a base dos ensinamentos apresentados ao mundo pelo ex-professor francês León Hippolyte Denizart Rivail, maçon do grau 33 junto à Grã-Loja Escocesa Maçônica de Paris (segundo lê-se em "As Grandes Religiões" - Ed. 1 9737 50 vol., pá<Y,. 916), que jurou ter sido um guerreiro druida em outra encarnação, de nome Allan Kardec. Talvez venha daí a profunda influência dos princípios maçônicos sobre a doutrina do kardecismo.

León Hippolyte adotou o nome de Allan Kardec, que, em 1857, ao lançar o "Livro dos Espíritos", deu início A doutrina espírita, pois essa obra passou a ser considerada como uma espécie de "bíblia" do espiritismo.

Pouco tempo após seu lançamento, milhares de pessoas começaram a se interessar pela existência dos espíritos e a tentar "entrar em contato" com eles.
EVOLUÇÃO DO ESPIRITISMO NO BRASIL
       Foram responsáveis pelo aparecimento das crenças espíritas no Brasil, além dos colonizadores portugueses, que apesar de católicos, trouxeram a crença na bruxaria européia, os indígenas que aqui já moravam, com suas crendices e superstições, e os negros africanos vindos para o Brasil, como escravos.

       Vários são os fatores apontados por estudiosos como causa da aceitação da evolução e propagação das práticas espíritas no Brasil. Entre esses fatores, destacam-se:

a) A crendice e superstição reinantes em milhares de brasileiros que encontram nos amuletos, talismãs, patuás, rezas fortes, etc., quase sempre pendurados no pescoço ou em algum lugar de destaque em suas casas, verdadeiros protetores de todo e qualquer mal.

b) A herança recebida da crendice e superstição dos colonizadores portugueses, responsáveis pelo sincretismo religioso, fruto da união das crenças dos escravos africanos com seus ídolos e vodus, e da adoração excessiva e paganizante das imagens e crendices aqui trazidas.

c) Lastimável quadro de pobres e indigentes que vivem á margem da sociedade e que, em troca dos recebimentos e favores vindos de atividades filantrópicas, tais como a distribuição de alimentos em vias públicas, visitas e assistência a creches, abrigos para idosos, etc., aceitam as doutrinações espíritas, enquanto seus anseios estão sendo saciados.

Por outro lado, aqueles que realizam essas atividades, não as considerara como conseqüência expontânea de amor ao próximo e de um ato de justiça, como assim nos ensinou Jesus Cristo, mas na intenção de se "aperfeiçoarem" através dessa prática e assim reduzirem seus sofrimentos nas "encarnações" futuras. Daí a grande diferença entre caridade e filantropia.

Porém, entre os fatores também estudados, dois merecem destaque como sendo os responsáveis no poder de persuasão para atrair novos seguidores. São eles:
a) "Você é médium: preciso desenvolver sua mediunidade."

É o que repetem milhares de espíritas a pessoas curiosas, oprimidas, doentes ou possessas, que procuram terreiros e centros espíritas em busca de "ajuda".
Este é o grande laço do passarinheiro, segundo a Palavra de Deus no Livro dos Salmos 91.3:
,Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.


b) "A saudade dos parentes falecidos."

Muita gente fica curiosa ao ouvir dizer que um parente seu "baixou" durante uma sessão espírita e, 'incorporado" em um médium, confessou que desejaria conversar com alguns parentes vivos. Há inclusive casos de famílias inteiras, movidas pela curiosidade e desconhecimento total do Evangelho de Cristo que tornaram-se praticantes do espiritismo após haverem recebido um desses "recados do além".


Os mortos não voltam. É o que nos revela a Bíblia. Se os mortos voltassem Deus não teria permitido que na Bíblia fossem registradas as palavras de Davi em IISm 12:22-23:

"Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: quem sabe o Senhor se compadecerá de mime continuará viva a criança? Porém agora que é morta, porquê jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim."

Se constasse entre os desígnios de Deus a liberdade dos mortos comunicarem-se com os vivos e vice-versa ou a possibilidade de reencarnação, não estaria também registrado na Bíblia:
"Aos mortos está ordenado morrerem uma só vez e, depois, o juízo." (Hb 9:2 7)

A Bíblia, através do ISm 28, nos relata um caso de necromancia envolvendo o rei Saul e a pitonisa de Endor, onde Saul é morto como castigo de Deus por ter consultado uma necromante, que predisse sua morte e a de seus filhos para o dia seguinte, onde seriam mortos pelos filisteus.

Quando analisamos os capítulos seguintes do Livro de Samuel, observamos que as predições da pitonisa ou médium foram uma farsa:

a) Em 1Sm 31:14, narra o suicídio de Saul. Logo, ele não foi morto pelos filisteus.

b) 0 1Sm 31.8 desfaz a predição da pitonisa, pois assim narra este texto: "Sucedeu pois que, vindo os filisteus no outro dia a despojar os mortos, acharam Saul e seus três filhos caídos no monte Gilboa.

c) Em I Sm 31:2, narra que os filisteus mataram Jônatas, Abinadab e Melquisua, Filhos de Saul.
Não foram todos os filhos de Saul que morreram, conforme predisse o "espírito" á pitonisa.

d) Pois assim está escrito em IISm 2:8-9:
1. "Entretanto Abner, Filho de Ner, chefe do exército de Saul, tomou Isboset, filho de SauI, e levou-o a Maanaim, onde o declarou rei sobre Benjamim, Efraim.....e todo o Israel."

Só a Deus cabe o dom da revelação através do Espírito Santo, a todo aquele que Ele quiser revelar, segundo a Sua vontade, para honra e glória do Seu nome.

Tem muita gente enganada acerca do espiritismo. Os doutrinadores espíritas, para atraírem pessoas que não conhecem o poder de Deus pela leitura da Bíblia, falam em Nome de Jesus e afirmam que Espiritismo e Cristianismo são a mesma coisa. Dizem, inclusive, que jamais se afastam dos ensinamentos de Jesus.

Isto se constitui numa afronta a Deus, pois Ele mesmo nos revelou em ITm 4.1: "Mas o Espírito diz expressamente que nos últimos tempos alguns apostarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios."

A verdade é que Allan Kardec codificou todo um sistema de doutrinas contrárias ao ensinamento bíblico e ao próprio Jesus Cristo. 'Todas as doutrinas espíritas, sem exceção negam a verdade contida na Bíblia.

Milhares de brasileiros que ainda não alcançaram a mensagem do Evangelho de Cristo e que permanecem angustiados e decepcionados por não verem seus desejos e necessidades saciados, segundo seus anseios particulares, e ainda mergulhados na superficialidade dos seus velhos conceitos sobre Deus, deixam-se envolver com correntes ou tendências espíritas existentes neste país e ainda continuam, infelizmente, alimentando-se, como na Parábola do Filho Pródigo, das bolotas que os porcos comiam (ver Lc 15:16) e deixam de lado o imenso e glorioso banquete celestial que Deus nos oferece.

Porém, muitos deles, no fundo de seus corações, mesmo que a isso queiram ignorar, seus espíritos estão famintos e desejosos do verdadeiro Pão da Vida descido do Céu - Jesus Cristo.
O inimigo de nossas almas, cuja existência é negada pelos espíritas, aquele que, segundo a Palavra de Deus pelo profeta Isaías, foi derrubado ele e seus anjos do alto de sua soberba (Is 14:12-15), vem mantendo milhares de seres humanos mergulhados na confusão e escuridão das práticas espíritas, pois ele também quer ser cultuado como Deus.
DIVISÃO DO ESPIRITISMO NO BRASIL
O Espiritismo, tanto o de origem européia, codificado por Allan Kardec, como o de origem africana ou indígena, ou seja, candomblé, umbanda, xangô, pajelança e outros, são conjuntos de ensinamentos contrários à Bíblia.

Os que se entregam a essa prática, procuram, por diversos meios , entrar em contato com os espíritos de pessoas falecidas, movidas pela curiosidade e pelo desejo de "conversar" com elas e obter informações sobre acontecimentos "futuros".

No seio do cristianismo, os cristãos, segundo suas convicções e expressão de fé estão distribuídos por várias denominações, ou seja, católica romana, episcopal, pentecostal, luterana, batista, etc.

No seio do Espiritismo isso também é válido. Os espíritas também se distribuem, não por denominações, mas por correntes ou doutrinações.

Pois, no Brasil, o Espiritismo é dividido em cinco grupos principais:

UMBANDISTA: - Conhecido também como baixo espiritismo. Este grupo compreende:
Umbanda: é o nome da atual macumba. originou-se de escravos bantos, vindos da África.
Quimbanda: é a famosa magia negra, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. É também conhecido como espiritismo do livro de São Cipriano da capa preta.
Xangô: é outra forma de espiritismo afro-brasileiro.
Babaçuê: espiritismo de origem africana, influenciado pela pajelança . .
Pajelança: ritual indígena realizado pelo pajé da tribo. A semelhança das sessões espíritas, nela também ocorre o transe, as incorporações de espíritos e mensagens.
Catimbó: feitiçaria de origem européia, influenciada pelos indígenas e africanos.

KARDECISTA - Conhecido também como alto espiritismo. Este grupo compreende:

Kardecista Puro: segue as doutrinas de Allan Kardec.
Ruteirista e Ubaldista: seguem as doutrinas de João Batista Roustang e de Pietro Ubaldi, respectivamente.
Emmanuelista: é influenciado pelos 'ensinamentos' de Emmanuel, o espírito guia' de Chico Xavier.
Ramanista e Paganizante: seguem os ensinamentos do 'espírito guia" Ramatis e a tendência espírita liderada por Carlos Embassahy, respectivamente.

OUTRAS TENDÊNCIAS: conforme o "líder" ou "espírito guia", como Yokanam, tia Neiva, etc.
O PENSAMENTO ESPÍRITA SOBRE A BÍBLIA
Em suas argumentações, os doutrinadores espíritas, usando geralmente uma linguagem reverente, citam textos bíblicos na ânsia de provar que suas doutrinas encontram apoio nos textos bíblicos e assim também se constituem parte do cristianismo.

Porém são capazes de negar imediatamente que a Bíblia é um livro inspirado por Deus e de rotulá-la como velha e ultrapassada, quando alguém cita um ou alguns dos muitos textos bíblicos que condenam as práticas e doutrinas espíritas.
Infelizmente são pessoas totalmente enganadas, pois supõem ter Kardec respeitado, durante todo o seu trabalho como codificador do espiritismo, a autoridade da Bíblia como a expressão da Palavra de Deus.

A realidade, porém, é completamente outra. Eis o que escreveram e pregaram as expressões máximas do espiritismo:

a) Na página 87 do livro "A Gênese", diz Kardec:
 
"A Bíblia, evidentemente, encerra fatos que a razão, desenvolvida pela ciência, não poderia hoje aceitar e outros que parecem estranhos e derivam de costumes que já não são nossos."
 


b) Na página 308 do livro "Obras Póstumas", Kardec ainda ratifica:
"O espiritismo é a única tradição verdadeiramente cristã e a única verdadeiramente divina e humana."

Que afronta a Deus! Como isso pode ser verdade, se o espiritismo nega inspiração das Sagradas Escrituras, a Santíssima Trindade, a divindade de Jesus, como Filho único de Deus, a possibilidade de perdão dos pecados, a existência de Céu e Inferno, o juízo Final, a Ressurreição e outras verdades bíblicas?

Para as pessoas incrédulas, que não conhecem as Escrituras, é "mais fácil" se tornarem espíritas, pois o espiritismo torna as coisas mais fáceis e cômodas porque, ensinando que Deus não criou o homem à sua imagem e sim uma multidão de espíritos atrasados, imperfeitos e necessitados de "evolução" - negando assim o texto bíblico do livro de Gêneses 1:27 - mostra, através da "reencarnação", uma estrada repleta de chances para todos se aperfeiçoarem e "apagarem" as más ações cometidas em existências anteriores".
Sobre esta heresia, nos diz a Bíblia:
"O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a Luz do Evangelho da Glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." 2Co 4:4)

c) Em seu livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Kardec, depois de declarar que os dez mandamentos são de caráter divino' por pertencerem a todos os tempos e países - e só por este motivo seriam divinos! - nega a inspiração divina do Pentateuco, afirmando sobre o restante dos escritos mosaicos: "Todas as outras leis que Moisés decretou, obrigado que seria a conter, pelo temor, um povo, em seu natural, turbulento e indisciplinado só a idéia de um Deus terrível para impressionar criaturas ignorantes...
(FEB, edição de 1979, págs. 56 e 57)

Será que realmente as opiniões blasfemas e irreverentes de Allan Kardec sobre a Bíblia nos ajudam a crer que ele realmente acreditava em Deus?

d) Ainda no livro "A Gênese", página 386, Kardec ataca também os evangelistas, afirmando que eles "ter-se-ão possivelmente enganado, quanto ao sentido das palavras de Jesus, ou dado interpretação falsa aos seus pensamentos... "

e) No livro "À Margem do Espiritismo" (FEB, 3ª edição, 1981, pág. 214), do espírita Carlos Imbassahy, fundador da corrente Paganizante, do Kardecismo, lemos:
 O DIABO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Quanto à existência de Satanás e seus anjos, Kardec explica que eles seriam tão somente espíritos atrasados, impuros, mas que um dia chegarão à perfeição, tornando-se "anjos de luz".

No "Livro dos Espíritos", questão 131, assim diz Kardec com referência a satanás:

"evidente que se trata da personificação do mal sob a forma "alegórica",
 

ou seja: o Príncipe das Trevas, como a ele se refere a Bíblia, não passaria, segundo Kardec, de uma invencionice, de uma fantasia.
PARA O ESPIRITISMO, NÃO EXISTE CÉU NEM INFERNO
"Assim podemos dizer que trazemos em nós mesmos o nosso inferno e o nosso paraíso, e que encontramos o nosso purgatório em nossa encarnação, em nossas vidas corpóreas ou físicas."
PARA VER TODO O ESTUDO ► http:// solascriptura-tt.org/ )

 


 

 





 







Nenhum comentário:

Postar um comentário