Um congresso interdenominacional aconteceráem Juazeiro do Norte, para debater o baixo índice de evangélicos no nordeste. Segundo dados atuais, apenas 4% da população como um todo é evangélica. O encontro está marcado para acontecer entre os dias 19 e 24 de março do ano que vem e deverá reunir mil líderes para uma imersão e compromisso de abrir templos e entender as necessidades daquela região.
Temas como Quem é o Sertanejo. Suas crenças. O ambiente em que ele vive estarão sendo debatidos nestes dias, assim como será apresentado um panorama sócio-econômico do Sertão Nordestino e suas culturas. A influência dos sacerdotes católicos já falecidos Padre Cícero (considerado santo por alguns), Frei Damião, e de outros religiosos, na religiosidade do sertanejo, também será alvo de debate.
Números
No sertão nordestino, cuja população é de 53 milhões de habitantes, a porcentagem de evangélicos é de menos de 4%. Centenas de cidades contam com menos de 2% de evangélicos e algumas com menos de 1%. Há ainda milhares de povoados sem nenhuma igreja evangélica.
Outros dados apontam ainda que 71% das cidades menos evangelizadas do Brasil estão no nordeste. Para se ter uma ideia das 485 cidades brasileiras com menos de 3% de evangélicos, 343 estão no Sertão Nordestino. No caso do estado do Ceará, 97% dos crentes estão na área de Fortaleza. Os outros 3% estão distribuídos no interior. Há 12.000 comunidades rurais, ou vilarejos, sem igrejas.
Dos seus 53 milhões de habitantes, apenas 7 milhoes vivem em áreas industrias. A maioria 46 milhões está no sertão, sendo 16 milhões na área rural.
Por que Juazeiro?
A cidade de Juazeiro do Norte fica bem no coração do Sertão Nordestino. A distância de Juazeiro para as capitais dos nove estados, é de 600 a 700 km. Apenas duas capitais ficam mais longe: Salvador 900 km; São Luiz 1.000 km.
Juazeiro do Norte tem cerca de 300 mil habitantes. Crato, cerca de 140 mil. Barbalha, 60 mil habitantes. As igrejas evangélicas vêm crescendo bastante nos últimos anos nessa área. Contudo, ainda representam menos de 3% desses 500 mil habitantes!
Mais informações podem ser obtidas no site www. http://congressosertaonordestino.com.br/index.php
fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário