sábado, 22 de outubro de 2011

Deputado quer acabar com sacrifício animal


O deputado estadual de São Paulo, Feliciano Filho, do Partido Verde, apresentou um projeto na Assembléia Legislativa daquele estado pelo qual, se aprovado, proibirá o sacrifício de animais em rituais religiosos.
O projeto, como era esperado, foi criticado especialmente por lideres de religiões com origem africana.
Para Tata Matâmoride , presidente do Instituto Nacional de Defesa das Tradições de Matriz Afro-brasileira, o projeto é inconstitucional porque o artigo 5º da Constituição protege a liberdade de culto, o que inclui as suas liturgias.
Ele classificou ainda o projeto como “hipocrisia”. “Todo mundo defende animalzinho, mas ninguém deixa de usar sapato de couro”, afirmou o líder religioso.
Tata comentou que se o projeto for mesmo aprovado, também terá de ser proibido o sacrifício de animais por ocasião da passagem do Natal, dos cristãos.
Feliciano Filho, que é cristão e vegetariano, reconheceu que o seu projeto de lei é polêmico, mas disse que não vai desistir dele porque os descontentes são uma minoria.
“Não quero cercear a liberdade de culto”, disse. “Mas o que deve valer é o interesse da sociedade, e não de uma classe”.
O projeto prevê multa de R$ 5,2 mil para cada infração, sendo que o valor pode dobrar em caso de reincidência.
Fonte: Paulopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário