A organização do evento prevê a presença de 7 mil pessoas entre cristãos, mulçumanos e líderes de outras religiões
Católicos e muçulmanos estão planejando juntos um evento ecumênico em Itaipu Binacional, localizado em Foz do Iguaçu (PR), no próximo dia 24, em homenagem a Maria, mãe de Jesus, segundo jornal JIE de Itaipu. A ideia surgiu em um encontro mundialde religiosos, promovido em Nova York, em julho de 2011, quando o secretário geral do Comitê para o Diálogo Cristão-Muçulmano, Mohammad Sammak, apresentou a proposta à Pastoral da Criança.
O encontro entre católicos e muçulmanos é chamado “Maria, exemplo para todos nós” e acontecerá pela primeira vez fora do Líbano, onde é realizado desde 2010. Esse evento está sendo organizado pela Coordenação da Pastoral da Criança Internacional, em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e representantes da comunidade islâmica da região.
Maria é uma importante figura para estas religiões, sendo considerada santa pela Igreja Católica e aparecendo em diversas passagens do Alcorão. No livro sagrado do islamismo, ela é citada 34 vezes, enquanto Jesus Cristo aparece 25 vezes.
“Santa Maria é a senhora de todas as mulheres, uma imagem de fé”, disse o sheik Mohamed Khalil, que completou dizendo que o evento servirá para mostrar a importância que a mãe de Jesus tem dentro da cultura muçulmana. “Este encontro representa o amor e a paz”, definiu.
A escolha do local
Foz do Iguaçu foi definida como sede por questão estratégica. A cidade paranaense possui a segunda comunidade árabe e libanesa do Brasil – ao menos 17 mil imigrantes desta região vivem em Foz, localizada na fronteira com o Paraguai e a Argentina. Apesar de ser reduto de um convívio pacífico das mais de 70 etnias que povoam a região, a cidade já foi taxada de reduto de terroristas.
“Queremos mostrar que somos todos construtores da paz e tirar este estigma negativo associado aos muçulmanos da fronteira”, disse ao jornal JIE, Nelson Arns Neumann, da Pastoral da Criança Internacional.
O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, também falou sobre a escolha da cidade e da importância do evento acontecer dentro da usina binacional de Itaipu. “A Itaipu representa a integração de brasileiros e paraguaios, a paz entre os povos e um modelo para o Mercosul. O fato de o evento ocorrer aqui dentro tem uma simbologia muito forte, pois reforça esta integração entre povos, culturas e religiões”.
A organização tem a expectativa de atrair 7 mil pessoas entre cristãos, mulçumanos e líderes de outras religiões, vindos de pelo menos 15 países ao Mirante do Vertedouro de Itaipu.

Fonte: The Christian Post