sábado, 18 de fevereiro de 2012

Irã quer “negociar” programa nuclear

Irã quer “negociar” programa nuclear
O polêmico programa nuclear Iraniano poderá voltar a ser discutido pelo grupo 5 + 1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) após o governo de Teerã falar em “negociar” um dia depois de anunciar uma série de avanços importantes em seu programa nuclear. “Sempre recebemos favoravelmente o princípio de negociações e pensamos que, com um enfoque positivo e um espírito de cooperação, podemos fazer progressos”, declarou Ramin Mehmanparast, porta-voz do ministério das Relações Exteriores.
O Irã parece ter esperado o anúncio de seus avanços nucleares para dar sua resposta. Uma carta havia sido enviada em outubro pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, as últimas conversas aconteceram em janeiro de 2011 em Istambul, Turquia. O presidente Mahmoud Ahmadinejad e outros dirigentes iranianos repetiram que o Irã obteve progressos, apesar de todas as pressões e sanções internacionais. “Negociar em posição de força” é a manchete do jornal oficial iraniano.
O Irã anunciou na quarta-feira a produção de barra de combustível nuclear com urânio enriquecido a 20% , além da fabricação de uma nova geração de centrífugas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário