sábado, 14 de julho de 2012

Seita japonesa cresce na África e preocupa pastores


Okawa, 55, líder e fundador do grupo religioso, realizou sua pregação falando em inglês e foi traduzido por três intérpretes para os dialetos locais. O centro da palestra foram os “Quatro Corretos Caminhos”, os ensinamentos fundamentais da seita: amor, conhecimento, reflexão e desenvolvimento.
Dizendo que irá conduzir as pessoas à iluminação, a partir do amor, transmitiu mensagens como: “Desenvolvam confiança em si mesmo! Esse é o caminho para a idéia de desenvolvimento da África”; “Vocês não são filhos do pecado, mas filhos de Deus”; “Precisam confirmar que a África será a próxima esperança!”.
A liderança da seita anunciou que cerca de 90% das pessoas presentes não eram membros da Happy Science, mas em breve se tornarão seguidores de Okawa, a quem consideram uma divindade.
Embora não seja muito conhecido na América Latina, Ryuho Okawa se formou na Universidade de Tóquio, trabalhou em uma grande empresa de comércio exterior e estudou finanças internacionais no Centro de Graduação da Universidade da Cidade de Nova York.
Desde março de 1981 ele diz dedicar sua vida à busca da Verdade e aos meios da humanidade atingir a felicidade. Afirma que despertou para a parte divina da sua consciência, atingindo grande iluminação espiritual quando começou a receber revelações dos espíritos de Nikko (1246-1333) e Nichiren (1222-1282), grande mestres budistas do passado.
Ele vai mais longe, dizendo que logo passou a receber revelações de Buda, Jesus Cristo, Moisés e Confúcio, além de mensagens espirituais de pessoa importantes como Sócrates, Isaac Neston, Abraham Lincon e Mahatma Gandhi.
Templo da Happy Science em Uganda – África.
Desde 1985, começou a registrar algumas dessas revelações e até agora, já publicou mais de 500 livros, além de produzir filmes baseados em seus ensinamentos. Em português já existem obras suas, como “Curando a si mesmo”; “As leis da felicidade”; “Pensamento vencedor”; “As chaves da felicidade”; “As leis da eternidade”; “Mensagens de Jesus Cristo: a Ressurreição do Amor” e o mais novo lançamento: “O caminho da felicidade: torne-se um anjo na Terra”.
O aparente sucesso de sua visita à África gerou protestos dos evangélicos. “É uma abominação Okawa vir aqui e dizer que devemos nos curvar e adorá-lo”, disse Martin Ssempa, um conhecido pastor de Uganda. “Este homem é arrogante e também está equivocado. Pessoas que afirmam ser um deus ou são impostores ou comediantes. Eu não achei Okawa engraçado”.
“A Happy Science diz às pessoas o que elas querem ouvir”, disse Solomon Male, um pastor pentecostal que se tornou um crítico feroz da seita. “As pessoas se juntam a Okawa na esperança que ele vai dar-lhes dinheiro. Mas ele está justamente buscando pessoas que só pensam em suas próprias necessidades”.
Embora alguns outros pastores dizem que a Ciência da Felicidade está muito distante da espiritualidade cristã, alguns aspectos dessa seita japonesa pode lembrar alguns movimentos pentecostais. Afinal, Ryuho Okawa ensina que os milagres existem, que os demônios podem ser expulsos e que o sucesso individual e a paz podem ser conseguidos quando se tem muita fé. Estima-se que a seita tem cerca de 12 milhões de membros, espalhados por mais de 90 países, incluindo o Brasil.
O templo da Happy Science de Uganda é decorado com uma estátua de ouro com a imagem de Okawa. Aqueles que desejam participar do grupo religioso devem fazer um simples voto de fidelidade à Okawa e fé nessa consciência expandida que ele ensina.
Traduzido de Washington Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário