quinta-feira, 19 de julho de 2012

Indígenas vão comemorar cem anos de evangelização


A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, vai sediar o 7º Congresso Nacional do CONPLEI (Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas) que vai reunir cerca de 5 mil pessoas, em sua maioria indígenas, entre os dias 18 e 22 de julho.
Além da programação que inclui palestras, testemunhos, devocionais, música e esportes os presentes vão comemorar o centenário do trabalho missionário no Brasil voltado para a evangelização dos indígenas.
Foi em 1912 que a ação missionária evangélica começou a registrar os primeiros frutos desse trabalho de levar a Palavra de Deus para o povo Terena. Esse trabalho foi o início do que o antropólogo e missionário brasileiro Isaac Costa de Souza chamou de “primeira onda missionária”, o movimento das missões estrangeiras.
Já em 1925 aconteceu a “segunda onda” onde missionários brasileiros e agências de evangelização trabalharam para alcançar povos indígenas e na década de 80 surgiu a “terceira onda” também chamada de “onda indígena” que dá continuidade a esses trabalhos.
O pastor e secretário executivo da Missão Indígena UNIEDAS explica o que caracteriza essa onda de evangelização. “O que bem caracteriza essa terceira onda é a aproximação entre líderes evangélicos indígenas. As igrejas indígenas têm contribuído para a evangelização entre os próprios parentes, graças ao esforço das ondas anteriores”.
O avanço dos trabalhos missionários voltado para os indígenas é citado no prefácio do livro “CONPLEI — Movimento da 3ª Onda Missionária”, de autoria de Henrique Terena e Joshua H. Chang. “Nos últimos dez anos testemunhamos um crescimento inédito em termos de evangelização dos povos indígenas no Brasil. Este avanço foi alavancado por vários movimentos missionários entre as agências que trabalham em muitos campos indígenas, sejam elas de acesso fácil ou não”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário