sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Manuscrito mais antigo dos 10 mandamentos está exposto em NY


O manuscrito mais antigo dos Dez Mandamentos está sendo exibido no Discovery Museum em Nova York. Essa carta é um papiro autêntico feito a partir de 150 e 100 aC, escrito em hebraico, tem mais de 2.000 anos, é de aproximadamente 45 centímetros de comprimento e 7 metros de largura.
“É um rolo de material orgânico. Esta é a terceira vez que sai de Israel. Ele estava em Toronto, Austrália e agora em Nova York “, disse à AFP Tatiana Treiger, curador da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, de acordo com sua sigla em Inglês), na véspera da abertura da amostra.
Esta antiga escrita faz parte de uma amostra maior de Manuscritos do Mar Morto, que inclui mais de 500 artefatos doados pelo IAA.
O Discovery Museum, em Nova York, disse em comunicado que o documento foi descoberto em 1954 e é especificamente parte de uma coleção de mais de 900 pergaminhos encontrados ao longo das 40 e 50 nas cavernas de Qumran, perto do Mar mortos.
Esta é a primeira vez que ele é exposto em Nova York. O rolo contém trechos do livro de Deuteronômio, que datam entre 50 dC e 1 aC e é um dos apenas dois manuscritos antigos com os Dez Mandamentos, que se acredita atualmente existirem.
O manuscrito mostra uma condição especial apesar de ter sido feito em materiais frágeis como a pele animal e por isso ser muito vulnerável a luz, umidade e variações de temperatura.
Fonte: Notícia Cristiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário