sábado, 30 de junho de 2012

Lei dinamarquesa obriga que igreja faça casamentos gays


O Parlamento da Dinamarca aprovou a legalização do casamento de homossexuais em templos da Igreja EvangélicaLuterana, que é a religião oficial. Se o estado dinamarquês fosse laico, ele não poderia se impor aos religiosos nessa questão.
A Igreja já tinha de aceitar a união gay, mas não estava obrigada a realizar um serviço religioso completo para sacramentá-la e o que havia era apenas uma benção. Pastores que discordam do casamento entre pessoas do mesmo sexo ficam dispensados de conduzir a cerimônia.
A nova lei entra em vigor no próximo dia 15. Na Islândia e Suécia já existe casamento no civil e religioso entre pessoas do mesmo sexo.
Em 1989, a Dinamarca foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay em cartório. Em 2009, reconheceu o direito dos homossexuais de adotarem crianças.
A Dinamarca tem cerca de 5,5 milhões de habitantes. Trata-se de uma monarquia constitucional. Embora não haja uma separação formal entre Estado e Igreja, o número de ateus no país é elevado.
O sociólogo americano Phil Zuckerman apurou em diferentes pesquisas que o percentual de descrentes varia de 43% a 80% da população. A variação é grande por causa da metodologia de cada uma das pesquisas.
Fonte: Paulopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário