quarta-feira, 29 de junho de 2011

DF realiza primeiro casamento lésbico

DF realiza primeiro casamento lésbico

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal, em decisão proferida pela juíza Junia de Souza Antunes, realizou o que pode ser o segundo casamento civil gay do Brasil e o primeiro entre mulheres. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira e reverteu a união estável de duas mulheres.
Na manhã desta terça-feira, o Cartório de Registro de Jacareí, em São Paulo, reconheceu o primeiro casamento civil gay do País entre dois homens que mantinham uma relação afetiva estável havia oito anos.
A decisão do Supremo Tribunal Federal, do dia 5 de maior, que reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo, motivou Silvia Gomide e Claudia Gurgel a buscar a conversão na Justiça. Silvia, que é jornalista, e Claudia, que é médica, moram em Brasília e já tinham a união reconhecida desde o ano de 2000.
Foi o casamento de Luiz André Resende Souza Moresi, 37 anos, e José Sérgio Souza Moresi, 29 anos, realizado em São Paulo, que entrou para a história como o primeiro do País. Segundo o promotor de Justiça de Registro Público de Jacareí, José Luiz Bednarski, o “casamento foi pioneiro. Por ser de caráter experimental, é a única coisa que difere de um casamento heteroafetivo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário